
O técnico Abel Ferreira voltou a disparar críticas contra a arbitragem do futebol brasileiro após a derrota do Palmeiras por 3 a 2 para o Grêmio, nesta terça-feira (25), na Arena, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em entrevista coletiva, o português fez um longo desabafo e afirmou que “muita coisa mudou” no torneio nacional desde as polêmicas ocorridas no clássico contra o São Paulo, em outubro.
“Depois do jogo contra o São Paulo muita coisa mudou, e se aquele pênalti tivesse sido marcado, o nosso goleiro teria defendido e a gente teria virado, e não teria acontecido tudo o que aconteceu até agora”, afirmou Abel Ferreira, iniciando sua crítica.
O treinador fez questão de separar as competições e destacou que sua insatisfação se refere apenas ao Brasileirão, organizado pela CBF, e não à Libertadores, sob gestão da Conmebol.
Palmeiras e Puma alinham lançamento dos novos uniformes para 2026
“Uma coisa é o futebol brasileiro, o Brasileirão e tudo que se passa nessa competição. Outra coisa é a Libertadores. São campeonatos completamente diferentes. Gestões completamente diferentes”, frisou.
Abel Ferreira falou mais ainda
Abel Ferreira também citou erros recentes contra o Palmeiras e questionou a postura dos árbitros após o episódio do clássico.
“Hoje o árbitro não teve nenhuma dúvida para marcar os dois pênaltis. Ele não deu amarelo em uma falta clara, na entrada da área, no Felipe Anderson, muita responsabilidade nossa por erros que cometemos. Depois desse pênalti muita coisa mudou, o árbitro ficou pendurado, será que os outros não ficaram com medo de apitar o pênalti que teve (e não foi dado no Maracanã), que foi muito semelhante ao dado no Arrascaeta no primeiro turno. Será que há diferença da bola que bateu no braço do jogador do Vitória? Mas repito que uma coisa são as competições da CBF e outra é a da Conmebol.”
Ceará x Palmeiras: descubra onde assistir ao jogo do Brasileirão

Situação do Palmeiras no Brasileirão
Apesar da derrota em Porto Alegre, o Palmeiras segue vivo na disputa pelo título nacional. Isso porque o líder Flamengo empatou em 1 a 1 com o Atlético-MG, também nesta terça-feira. Com o resultado, o Verdão permanece com 70 pontos em 36 jogos, contra 75 do Flamengo, restando apenas duas rodadas e seis pontos em disputa.
O time alviverde, no entanto, amarga uma sequência negativa de cinco jogos sem vitória (três derrotas e dois empates), o que aumentou a pressão sobre o elenco. Na próxima rodada, marcada para quarta-feira (3), o Palmeiras enfrenta o Atlético-MG fora de casa, enquanto o Flamengo recebe o Ceará no Maracanã.
Antes disso, o foco do Verdão estará totalmente voltado para a decisão da Libertadores da América, contra o Flamengo, neste sábado (29), às 18h (de Brasília), em Lima, no Peru. Abel garantiu que, apesar das críticas à arbitragem no Brasileirão, o mental da equipe não será abalado para o jogo mais importante da temporada.
Abel Ferreira surpreende e faz desabafo: “Não há asteriscos em nossos títulos”









