
Após a vitória de virada do Palmeiras sobre o São Paulo por 3 a 2, no Morumbis, o técnico Abel Ferreira voltou a se posicionar sobre a arbitragem no futebol brasileiro — desta vez com um pedido inusitado e contundente: melhores salários para os árbitros. Em entrevista coletiva após o clássico, o treinador português defendeu uma reformulação profunda no sistema de arbitragem nacional.
“Primeiro, união e independência da arbitragem. Organismo independente. Depois, salários mais altos para os árbitros. Terceiro, profissionalização e treinamento. É a minha opinião. As coisas não vão acontecer de um dia para o outro”, afirmou Abel, surpreendendo ao colocar a remuneração como um dos pilares para melhorar o nível das decisões em campo.
+ Urgente! Palmeiras encaminha a contratação de meia para 2026
Críticas pontuais de Abel Ferreira após o clássico
Durante a coletiva, Abel também comentou lances polêmicos da partida, como o escorregão de Allan dentro da área e a atuação de Bobadilla, do São Paulo, que segundo ele deveria ter sido expulso.

“Falar da arbitragem é complexo. Antes de falar diretamente do lance (do Allan), poderíamos falar do lance do Bobadilla que tinha amarelo e deveria ter levado o segundo. Depende de onde quer olhar, a narrativa que se quer construir. Estou ganhando de 2 a 0, perco de 3 a 2 e vou arrumar formas de… Calma!”, disse Abel Ferreira, pedindo equilíbrio na análise dos lances.
Sobre o possível pênalti de Allan, Abel ponderou: “Se por qualquer motivo, no momento que o Allan escorrega, a bola estivesse sendo disputada pelo jogador do São Paulo, eu acharia que era pênalti. Mas se eu bem me lembro, a bola está longe. Foi sem querer, o Allan não deu um carrinho de propósito”.
Flaco López celebra virada histórica do Palmeiras sobre o São Paulo no Morumbis