
A tensão entre Palmeiras e Flamengo nos bastidores do futebol brasileiro ganhou um novo capítulo nesta semana. O clube paulista definiu que irá acionar judicialmente o rival carioca após a obtenção de uma liminar no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que suspendeu o repasse de R$ 77 milhões referentes a uma parcela dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. O valor seria distribuído entre os clubes integrantes da Libra (Liga do Futebol Brasileiro).
A informação foi divulgada inicialmente pelo site Globo Esporte e confirma o agravamento da disputa entre os dois clubes mais influentes do país. A decisão do Flamengo, que trava o pagamento da parcela acordada com a TV Globo, gerou forte reação do Palmeiras, que classificou a postura do Rubro-Negro como “prepotente e dolosa”.
Palmeiras reage e promete defender Libra na Justiça
Em nota oficial, o Palmeiras criticou duramente a atitude do Flamengo e acusou o clube carioca de tentar “asfixiar” os demais integrantes da Libra em busca de vantagens individuais. “Trata-se de uma estratégia predatória e torpe, que visa desestabilizar o modelo coletivo de gestão e distribuição de receitas que a Libra propõe”, afirmou o clube paulista.
Flaco López manda recado antes de clássico do Palmeiras com o São Paulo
+ Urgente! Palmeiras encaminha a contratação de meia para 2026
O Verdão também relembrou que o Flamengo se recusou a assinar o manifesto da Libra contra o racismo nos gramados sul-americanos, no início do ano. “A postura prepotente e dolosa da atual gestão do Flamengo, infelizmente, não surpreende. Trata-se do mesmo grupo político que, no início do ano, recusou-se a assinar o manifesto da Libra que cobrava providências no combate ao racismo”, destacou o comunicado.
Curiosamente, o Palmeiras reconheceu que seria beneficiado caso a proposta do Flamengo fosse aceita, mas reforçou seu compromisso com o crescimento coletivo do futebol brasileiro. “Defendemos um futuro sustentável para todos os clubes, e não apenas para alguns. O futebol precisa de união e responsabilidade”, pontuou o clube presidido por Leila Pereira.
Meia deixa o Palmeiras e acerta com clube árabe
Flamengo contesta critérios de divisão de receitas
Do outro lado, o Flamengo justifica sua ação judicial com base na insatisfação com os critérios adotados pela Libra para a divisão das receitas de TV. O clube carioca questiona especialmente a fatia de 30% vinculada à audiência do pay-per-view, alegando que sua representatividade é subestimada.

+ Craque Neto não pipoca e dispara contra Abel Ferreira: “Só sabe reclamar”
Segundo o Flamengo, sua torcida representa cerca de 47% do total entre os clubes da Libra, o que, na visão da diretoria rubro-negra, deveria se refletir em uma participação maior nos repasses. A liminar obtida no TJ-RJ visa justamente suspender os pagamentos até que os critérios sejam revistos.
Além de Palmeiras e Flamengo, fazem parte da Libra os clubes ABC, Atlético-MG, Bahia, Brusque, Grêmio, Guarani, Paysandu, Red Bull Bragantino, Remo, Santos, Sampaio Corrêa, São Paulo, Vitória e Volta Redonda. A disputa jurídica entre os dois gigantes reacende o debate sobre o modelo de gestão do futebol brasileiro e a necessidade de equilíbrio entre interesses individuais e coletivos.